Redução de ingestão de sal-benefícios em números

junho 30, 2010 by wanuza  
Filed under Estética, Maquiagem, saude, sexualidade

sal

Um ser humano precisa ingerir apenas 500 mg de sal para sobreviver.Estima-se que no Brasil a ingestão média de sal entre os adultos possa ser de aproximadamente 12 gramas por dia, ou seja, 24 vezes o mínimo necessário.

Existe uma forte relação entre a ingestão de sal, elevação da pressão arterial e as doenças cardiovasculares como o acidente vascular cerebral (derrame cerebral) e o infarto do miocárdio (ataque cardíaco).

Uma redução da ingestão diária de sal para apenas 3 gramas por dia -  aproximadamente 25% da ingestão média atual - poderia evitar 32.000 acidentes vasculares cerebrais e 54 mil infartos por ano.Esta é a estimativa dos pesquisadores da Universidade da Califórnia (San Francisco, Estados Unidos).

Os resultados da análise, que usou uma simulação computadorizada de  desenvolvimento das doenças cardíacas em adultos, com idades entre 35 até 84 anos, sugere ainda que uma redução de apenas 1 grama por dia, nos próximos dez anos, seria uma estratégia mais efetiva para o tratamento da hipertensão arterial do que o próprio uso de medicamentos anti-hipertensivos.

Esta não é a primeira vez que a comunidade científica chama a atenção para a importância de  reduzir a ingestão do sal. Em novembro do anos passado, uma revisão de vários estudos concluiu que uma redução de 50% na ingestão de sal reduziria as taxas de  derrame cerebral em 23%, bem como, a taxa global de doença cardiovascular global em 17%.

Fonte: New England Journal of Medicine.

Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google

Speak Your Mind

Tell us what you're thinking...
and oh, if you want a pic to show with your comment, go get a gravatar!